Resumo da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que se desenvolveu entre os anos de 1939 a 1945. Nessa guerra se viram implicadas a maior parte das nações do mundo, inclusive as grandes potencias mundiais, agrupadas em duas alianças militares: Os Aliados e as Potências do Eixo. Essa guerra foi considerada o maior conflito bélico da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados em um estado de “guerra total”.

Esse conflito transformou as páginas da nossa história em função da morte massiva de civis, como foi o caso do Holocausto e o uso, pela primeira vez, de armas nucleares em um conflito militar. A Segunda Guerra Mundial, se configurou, portanto, enquanto o conflito mais mortal da história humana, tendo como resultado final mais de 70 milhões de vítimas.

Para acessar o resumo completo da Segunda Guerra Mundial, prossiga com a leitura, pois iremos lhe apresentar como surgiu esta guerra, quais foram as fases da mesma e como ela chegou ao seu fim. Confira!

Como surgiu a Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial surge em virtude dos governos autoritários e militaristas da época. Na Alemanha, por exemplo, surgia o Nazismo, liderado por Adolf Hitler, que objetiva, na época, expandir os territórios alemães, o que acabou por infringir o Tratado de Versalhes. Na Itália, crescia o fascismo sob liderança do Duce Benito Mussolini. Ambos países passavam por uma forte crise econômica e uma das soluções encontradas por estas nações, foi expandir a parte industrial, principalmente no que tangia o aumento de equipamentos bélicos com finalidades militares.

Resumo segunda guerra mundial

Somado a Alemanha e a Itália, o Japão também entrou no jogo para expandir seus territórios com o objetivo de tomar a Ásia, formando assim as denominadas Potências do Eixo, que nada mais foram do que uma aliança com fortes características militares e com planos de dominação e expansão territorial.

Em 1 de setembro de 1939, através da invasão alemã na Polônia, vimos o primeiro passo bélico da Alemanha nazista em sua pretensão de fundar um grande império na Europa, que acabou produzindo a imediata declaração de guerra da França em conjunto com a maior parte dos países do Império Britânico.

Fases da Guerra

A primeira fase da Segunda Guerra Mundial é datada de 1939 a 1942, em que foi caracterizada por uma rápida expansão territorial dos países do eixo (Alemanha, Itália e Japão). Neste momento, os alemães instauraram a chamada Guerra Relâmpago (Blitzkrieg), tomando a Europa e outras partes do mundo com a guarda baixa. Aproveitando esta situação, Hitler realizou ataques rápidos e simultâneos, utilizando armamentos de longo alcance, tanques e a força aérea alemã.

Em apenas três semanas, a Polônia foi dominada e repartida pelos alemães. Outra ofensiva alemã ocorreu no norte da Europa , no ano de 1940. A Alemanha nazista conquistou a Dinamarca, Noruega, Holanda, Suécia e França.

Depois de dominar a maior parte da Europa continental, Hitler se dirigiu a Inglaterra, o único país que resistiu aos ataques alemães. A marinha britânica impediu o ataque alemão pelo mar, e a força aérea inglesa (RAF) foi maior que a frota alemã, evitando a derrota inglesa.

A segunda fase da Segunda Guerra Mundial foi de 1942 a 1945 e foi marcada pela contraofensiva dos Estados Unidos, Inglaterra e a União Soviética. Em 1941, os exércitos alemães, sem provisões, combustível e matérias primas, decidiram invadir a Rússia em busca destes materiais.

O exército alemão invadiu a Rússia massacrando o exército soviético e conquistando Moscou, a capital russa. Em 1943 houve uma contraofensiva russa, na qual os soviéticos conseguiram derrotar o exército alemão na Batalha de Stalingrado.

Essa derrota para o exército soviético fez com que a Alemanha nazista ficasse desestabilizada, e iniciou a marcha dos países aliados para conquistarem a Alemanha nazista.

Como a guerra acabou?

Em 14 de agora de 1945 o Japão, país aliado da Alemanha, aceitou a rendição incondicional de conformidade com as condições impostas pelos principais países aliados da Segunda Guerra Mundial, a União Soviética, Estados Unidos, o Império Britânico e a China.

Muitos historiadores apontam que este foi o fim simbólico do conflito. A rendição dos japoneses foi anunciada ao mundo pelo então presidente dos Estados Unidos, Henry S. Truman . No Japão, a decisão foi transmitida a população pelo imperador Hirohito Michinomiya. Foi a primeira vez que um imperador se dirigiu a nação via rádio.

A rendição formal foi firmada em 2 de setembro de 1945, quando o navio dos Estados Unidos atracou na Baía de Tóquio, onde a segunda guerra mundial foi oficialmente concluída.

  • Quer saber mais informações sobre a segunda guerra? Acesse: www.wikipedia.pt.

Conclusão

Milhares de pessoas morreram na Segunda Guerra Mundial e os principais massacres humanos foram o Holocausto e as bombas atômicas em Nagasaki e Hiroshima sob o comando dos Estados Unidos. Quando esse conflito foi finalizado, foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU) para manutenção da paz entre as nações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.