Enem 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado em 1998, é o principal meio para ingresso no ensino superior. A prova avalia os conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio, sendo um instrumento-chave também na avaliação do desempenho educacional brasileiro.

Apesar de não ser critério para o ingresso em todas as universidades do País, o Enem é critério para entrar em milhares delas, sendo públicas ou privadas, por meio dos programas que oferece, que são: Programa Universidade Para Todos (ProUni), que seleciona bolsas integrais ou parciais para o ingresso em universidades privadas; Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que oferta financiamentos com baixos juros ou sem para instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que oferece vagas em universidades públicas, federais e estaduais, de todo o País.

Inscrições enem 2020

As inscrições para o Exame são feitas pela internet, no site do Enem. Apesar de o Inep ainda não ter divulgado o edital para a prova de 2020, com todo o cronograma, é interessante reparar nas últimas datas de inscrição para se ter uma ideia da época em que ela acontece:

  • Inscrições Enem 2019 – 7 a 18 de Maio
  • Inscrições Enem 2018 – 7 a 18 de Maio
  • Inscrições Enem 2017 – 8 a 19 de Maio
  • Inscrições Enem 2016 – 9 a 20 de Maio

Como se Inscrever no Enem 2020 

  • Entre na Página do Participante e cadastre-se, inserindo o CPF.
  • Na mesma página, digite sua data de nascimento e envie os dados. Não esqueça de responder o desafio, clicando na figura pedida.
  • Após, na nova página que surgirá, digite seus dados pessoais nos espaços pedidos, prestando muita atenção para não dar informações erradas.
  • Tendo enviado os dados, informe se precisa de algum atendimento especializado. Se precisar, clique em “Sim” e informe o tipo de condição especial na qual está e o que precisará para a realização da prova. As condições levadas em conta pelo Enem são:
    1. Baixa visão;
    2. Cegueira;
    3. Deficiência física;
    4. Deficiência auditiva;
    5. Surdez;
    6. Deficiência intelectual (mental);
    7. Cegueira;
    8. Dislexia;
    9. Déficit de atenção;
    10. Autismo;
    11. Discalculia;
    12. Outras condições especiais.

E você, vai ficar de fora? Siga essas dicas, fique atento aos prazos dos últimos anos e não perca o Enem 2020.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.