Google Acadêmico: O que é e como usar

O Google é a página web mais popular do mundo e o mecanismo de busca mais utilizado a nível mundial. Trata-se de uma organização multinacional, que gira em torno do popular mecanismo de busca da empresa.

A empresa foi criada no ano de 1998 por Larry Page e Sergey  Brin, estudantes da universidade de Stanford, como parte de um projeto de graduação, que cumpria, em uma primeira versão, com o objetivo de melhorar as buscas e pesquisas na internet.

Como podemos observar, o Google surge a partir de um objetivo acadêmico de pesquisa, ou seja, para facilitar a vida dos estudantes universitários. Porém, hoje em dia ele está aberto para todo e qualquer tipo de pesquisa web, independente do nicho de atuação do usuário.

Neste sentido, a empresa Google criou um outro mecanismo de busca destinado exclusivamente para conteúdos e literaturas científico-acadêmicas, denominado de Google Acadêmico, que auxilia universitários de todo o mundo em suas pesquisas científicas de produções nas mais variadas áreas de atuação e conhecimento.

Conheça mais sobre o Google Acadêmico e como utilizá-lo adequadamente em suas pesquisas, fazendo a leitura do artigo de hoje. Confira!

Como pesquisar e filtrar buscas

O algoritmo utilizado pelo Google Acadêmico para busca de resultados é igual ao utilizado pelo sistema Google, em que o acadêmico se baseia no número de vezes que determinada palavra-chave foi citada para pesquisa, ou até mesmo  o nome de autor e título do documento.

Na hora de fazer sua busca por determinado material acadêmico, primeiramente você precisa acessar a página do Google Acadêmico.

Na sequência, insira no campo para pesquisa, o nome da disciplina de seu interesse, ou assunto pretendido e clique em pesquisar. Também é possível escolher o idioma no qual você pretende encontrar determinado assunto.

Caso já tenha em mente um autor específico ou título de busca, é só escrever e coletar os resultados.

No caso das filtragens de buscas, é preciso estar ciente que o Google Acadêmico exibe seus resultados por ordem de relevância, mas também é possível definir qual será a ordem de relevância dos conteúdos, com base em seus interesses particulares. Para isso, observe o lado esquerdo da sua tela, nele o Google Acadêmico disponibiliza datas, idiomas, patentes, citações, entre outros. Escolha os filtros de busca que você acredite que facilitarão a sua busca pelo material apropriado.

Utilizando busca avançada

No caso das buscas avançadas do Google Acadêmico, elas são consideradas ainda mais eficientes que os filtros do mecanismo de busca. Para acesso do método de pesquisa avançada, será preciso apenas clicar sobre a seta no campo de busca, que irá abrir a tela de busca do Google Acadêmico no modo avançado.

Além dos campos presentes no sistema para facilitar a busca por resultados, também é possível utilizar a busca avançada, delimitando o período de publicação e onde a pesquisa foi realizada, o que aumenta ainda mais as chances de se encontrar o material procurado.

Você também poderá criar a sua própria biblioteca de arquivos, para armazenagem de conteúdos de seu interesse. A biblioteca do Google Acadêmico foi criada com o objetivo de facilitar a vida daqueles usuários que costumam acessar determinados conteúdos com certa periodicidade e querem evitar ter que passar por várias etapas até chegarem ao conteúdo desejado.

Para adicionar determinado conteúdo em sua biblioteca pessoal do Google Acadêmico, é só você clicar em “Salvar”, ícone que aparecerá logo abaixo do título do texto ou livro encontrado.

Como funcionam as métricas

No que tange as métricas do Google Acadêmico, elas são consideradas de suma importância, porque possibilitam que o estudante possa visualizar quais são as produções científicas de maior relevância atualmente.

Se o acadêmico estiver procurando por determinado tema/assunto, este pode fazer uso das métricas do Google acadêmico para explorar as publicações melhor conceituadas em determinadas áreas. Para que você possa fazer isso, será necessário selecionar o assunto em meio a uma lista de opções, ou até mesmo delimitar o assunto no campo de pesquisa.

A lista da ferramenta métricas do Google Acadêmico, geralmente apresenta uma relação com mais de 100 periódicos com excelente conceituação acadêmica. No entanto, as colunas “Índice h5” e “Mediana h5” organizam o ranking com base em uma média de referências que seus artigos obtiveram.

Isso quer dizer que o mecanismo de métricas do Google Acadêmico permite que você faça um exame mais detalhado e minucioso nos índices métricos dos artigos que são exibidos, pois são fornecidos inúmeros hiperlinks para este fim. Além disso, também é possível ver os resultados exibidos em um ranking organizado pelo número de referência.

Outra funcionalidade interessante é que você pode visualizar a análise métrica dos conteúdos disponibilizados em nove idiomas diferentes (inglês, espanhol, português, francês, chinês, italiano, japonês, alemão e holandês). E para lhe situar, esta opção fica no canto esquerdo da tela.

1 comentário
  1. […] Saiba como usar o Google Acadêmico. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.