Como ser mais Focado

Se alguém estiver ao seu lado agora, faça essa pergunta (se você estiver sozinho, pergunte a si mesmo):

Como posso ser mais disciplinado?

Qual foi a resposta?

Foi algo vago como “Você só tem que se forçar a fazê-lo”?

A autodisciplina é uma daquelas palavras usadas em demasia que as pessoas têm dificuldade em explicar. Está arquivado na categoria “fácil de reconhecer, mas difícil de fazer”.

Não vamos perder tempo falando sobre os benefícios da autodisciplina, porque se você está lendo isso, você já tem razões suficientes. Para ter certeza de que estamos na mesma página, aqui está minha definição de autodisciplina:

Auto-disciplina é a capacidade de fazer o que você deve fazer, apesar de como você se sente fazendo isso.

O que você deve fazer deve ser determinado apenas por você e por ninguém mais. Se você deixar os outros decidirem o que você deve fazer, você não está mais construindo a autodisciplina, você está construindo a obediência.

A maioria das pessoas não tem problemas para fazer as coisas que eles sentem vontade de fazer. A verdadeira questão é fazer as coisas que eles deveriam fazer quando não sentem vontade de fazê-lo.

Como ser mais disciplinado

Exemplos que vêm à mente: ir ao ginásio depois de um longo dia de trabalho, não comer sua sobremesa favorita porque você está tentando perder peso ou acordar cedo para estar sempre na hora certa.

Como você sabe, fazer coisas que não nos apetece é difícil. Não importa quão bom seja para nós. A boa notícia é que todos nós temos autodisciplina. Alguns apenas têm mais do que outros. Se você usar fio dental pelo menos uma vez por mês (mesmo ano), você tem alguma autodisciplina. Não é muito, mas é um começo.

Então, como você pode ser mais disciplinado?

Saiba porquê e lembre-se

Você sabe por que você deveria perder peso?

Sabe por que comer sobremesa não vai ajudar sua dieta?

E então sabe por que você quer chegar na hora?

Se você não fizer isso, esse é um bom lugar para começar.

Quando estava trabalhando na China, aprendi um método eficaz para encontrar a causa raiz de um problema. É chamado de 5 Por que e a técnica é continuar perguntando por que até que você faça uma busca detalhada da causa real do problema. Para os nossos propósitos, usaremos essa técnica para chegar ao desejo real por trás de sua ação.

Exemplo :

Sua ação desejada : eu quero ir para a academia.

Por que você quer ir ao ginásio?

Eu quero perder peso.

Por que você quer perder peso?

Eu quero ser mais saudável.

Por que você quer ser mais saudável?

Eu quero viver mais.

Por que você quer viver mais tempo?

Eu quero estar no Guinness Book of World Records.

Mesmo com toda essa teoria pouco provável, é possível compreender o objetivo.

Uma chave para lembrar é que você não precisa de permissão ou aprovação para fazer o que quiser. Seja qual for o motivo que você inventar é legítimo, desde que seja o que você realmente quer. Algumas pessoas podem acreditar que estar no Guinness Book of World Records é uma ótima razão para ser saudável e outros pensarem que é uma razão estúpida e até impossível.

Ninguém pode dizer se o seu porquê é válido. Contanto que você queira, é tudo que importa. Não deixe ninguém lhe dizer como viver sua vida.

1 comentário
  1. […] Veja também: Como ser mais focado. […]

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